quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plenária do orçamento participativo do Bosque. 16 de Maio, ás 19h na Escola do Bosque



Como funciona:



O Orçamento Participativo é um mecanismo inovador para auxiliar a população a demonstrar ao gestor público como o orçamento da cidade deve ser aplicado. Será distribuído um questionário onde as lideranças da cidade elencarão tópicos prioritários de acordo com as demandas.
 A cidade será dividida em grupos e cada grupo receberá as propostas que já foram colocadas e poderá apresentar novas propostas até o fim do mês de maio. Serão cinco semanas para realizar plenárias de base distribuídas pelos bairros. Cada Plenária de Base escolhe delegados na proporção de 10 para 1. Ou seja, cada 10 pessoas elegem um delegado. Quanto maior o número de pessoas, maior o número de delegados. São eles que irão levar as prioridades ao fórum de delegados que fará a discussão das propostas apresentadas.


Em junho será a posse dos delegados nos Fóruns de Delegados. Nesse momento se iniciam os trabalhos de planejamento do plano da cidade com a participação de técnicos do governo a para verificar a viabilidade técnica de cada projeto. Após isso, será feita a eleição dos conselheiros na proporção 50 delegados para eleger 1 conselheiro. O secretario de Planejamento irá a cada conselho apresentar as pré-propostas. A previsão é que a proposta seja fechada no mês de Julho com o Plano de investimento que será executado no ano seguinte e poderá ser acompanhado e cobrado pela população. Com isso, a ideia do governo é trazer à população a possibilidade de desenvolver a democracia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário